Seja Voluntário!

Desde o início, o projeto Favela Brass tem confiado em voluntários locais e internacionais para cumprir sua missão de oferecer ensino musical gratuito às crianças em risco.

 

Nossos voluntários oferecem suporte importante em nossas apresentações e em eventos para levantar fundos. Essa colaboração consiste em tirar fotos, filmar e editar vídeos, vender camisetas da Favela Brass, servir lanches e nos ajudar a transportar equipamentos musicais.

 

O Favela Brass também é grato aos nossos professores voluntários que nos tem ajudado desde o primeiro dia, dando aulas individuais numa variedade de instrumentos, nomeadamente trompete, saxofone, trombone e percussão. Estes voluntários são vitais para ajudar os nossos alunos a avançar como músicos. Eles são de vários países do mundo – como os Estados Unidos, Reino Unido, Islândia e França, incluindo o Brasil, e vários já moraram conosco na casa do nosso diretor Tom na comunidade Pereira da Silva.

Interessado em ajudar?

Doe Instrumentos

Quando o projeto Favela Brass foi fundado, a generosidade dos amigos do diretor Tom Ashe na cidade de Doncaster (Reino Unido) foi essencial para ajudar o projeto a decolar. Eles doaram vários instrumentos de metais usados e, desde então, o Favela Brass tem tido a sorte de receber doações de instrumentos de indivíduos e organizações do Rio e de todo o mundo.

 

Os principais instrumentos que os alunos do Favela Brass tocam e que podemos sempre utilizar são o trompete, o trombone, o saxofone, o clarinete, a melódica e a flauta doce, além de outros instrumentos de percussão.

 

Como o Favela Brass tem crescido e recebido um crescente número de novos alunos, estamos em constante necessidade de receber instrumentos (novos ou usados) para garantir que todos eles estejam bem equipados. Muitos de nossos alunos iniciantes, que estão atualmente tocando a melódica, irão progredir para um instrumento de metal em aproximadamente um ano. E, neste momen

Interessado em ajudar?

Captação de Recursos

O projeto Favela Brass tem recebido apoio de esforços de fundraising  liderados por amigos e colaboradores do projeto.

 

Um exemplo notável de tais esforços foi o “Coast to Coast Stomp”, organizado no Reino Unido pelo trombonista Stuart Garside. Durante dez dias do mês de agosto de 2015, oito músicos britânicos caminharam da Costa Oeste até a Costa Leste do Reino Unido, arrecadando dinheiro por meio de doações em cada uma das cidades por onde passaram para se apresentar. No final, mais de £4.000 foram arrecadadas e essa façanha se repetiu em 2016 com muito sucesso.

 

Desde 2017, o Lyc̩e Moli̬re Рuma escola francesa localizada perto da entrada de nossa comunidade, no bairro de Laranjeiras Рtem realizado uma corrida anual que arrecada consistentemente mais de R$ 8.000 para o projeto.

 

Também, o aclamado DJ Seth Troxler dos Estados Unidos descobriu nosso trabalho durante a pandemia e realizou uma apresentação transmitida ao vivo em junho de 2020 para arrecadar fundos para o projeto. Mais de R $ 3.000 foram arrecadados com esse esforço.

Interessado em ajudar?

Seja Patrono

As doações mensais são essenciais para o sucesso e sustentabilidade do Favela Brass. Ter um fluxo confiável de fundos nos permite gerenciar um orçamento eficaz e, em última instância, manter uma alta qualidade de ensino para nossos alunos por um longo prazo. Somos gratos pelo apoio que recebemos de doadores mensais que ajudaram a tornar o projeto viável desde o seu início.

 

As doações mensais viabilizam várias partes essenciais do projeto. A contratação de novos funcionários, como por exemplo, um professor de música profissional, um coordenador administrativo ou um contador, depende diretamente dessas doações, bem como a cobertura de outras despesas recorrentes, como transporte, refeições para as crianças após os ensaios e a manutenção de instrumentos e equipamentos.

 

image1

Sem sua ajuda nós não teríamos nosso querido professor de percussão Manguerinha, um músico experiente da Escola de Samba Vila Isabel que tem dado aula no projeto desde 2014.

 

Todos os nossos doadores recebem mensalmente acesso à nossa newsletter com conteúdo exclusivo. Além disso, qualquer doador que desejar visitar nossa casa, na comunidade Pereira da Silva, e conhecer as crianças, é sempre bem-vindo.

Em nossa página na Benfeitoria, você encontrará mais informações sobre o que significa se tornar um doador mensal para o Favela Brass e como sua doação pode nos ajudar a transformar a vida das crianças brasileiras através da música.

Torne-se um Parceiro

No Favela Brass, estamos sempre abertos à possibilidades de fazer parceria com instituições de ensino, coletivos musicais, artistas e outras organizações que queiram realizar intercâmbios com nossos alunos. Temos o orgulho de compartilhar aqui alguns exemplos de intercâmbios que foram um sucesso:

Durante o Carnaval de 2020, o New York Brass Band da Inglaterra visitou o projeto pela segunda vez.  A banda trouxe 17 instrumentos de metal para doar, arrecadou mais de R$ 6.000 com apresentações beneficentes, e, logo após pousar no Rio, fez apresentações em cinco escolas públicas para incentivar as inscrições das crianças no projeto Favela Brass. Abaixo está um vídeo desse intercâmbio, no qual nosso estudante de saxofone, André, está trocando refrões em um solo com Stuart McDonald do New York Brass Band.

Em novembro de 2015, o aclamado coletivo Tokyo Ska Paradise Orchestra do Japão visitou o projeto e se apresentou com as crianças no restaurante da comunidade, doou instrumentos e também ministrou uma oficina de música. O sucesso do evento foi tanto que, quando a banda voltou ao Brasil no ano seguinte, o Favela Brass foi convidado a abrir o show deles no Vivo Rio durante as Olimpíadas de 2016.

Em maio de 2015, nossos alunos se reuniram com o coral da British School do Rio de Janeiro para tocar o hino nacional britânico na festa de comemoração do aniversário da rainha, que foi organizada pelo Consulado-Geral Britânico no Rio de Janeiro. Nossos alunos já realizaram inúmeros shows ao lado das crianças da escola britânica como em eventos de fim de ano, shows de Natal e também workshops de percussão administrados pelo nosso diretor Mangueirinha.

Interessado em ajudar?