Seja Voluntário!

Desde o início, o projeto Favela Brass tem confiado em voluntários locais e internacionais para cumprir sua missão de oferecer ensino musical gratuito para as crianças que mais precisam.

 

Nossos voluntários oferecem um suporte importante em nossas apresentações e também eventos para levantar fundos, uma colaboração que vai desde o trabalho de fotografar, filmar e editar vídeos, até vender camisetas da Favela Brass, servir lanches e nos ajudar a transportar equipamentos musicais.

 

O Favela Brass tambĂ©m Ă© grato aos nossos professores voluntários que tĂŞm nos ajudado desde o primeiro dia, dando aulas individuais numa grande variedade de instrumentos, como trompete, saxofone, trombone e percussĂŁo. Estes voluntários, vindos de várias partes do mundo, desde Estados Unidos e Islândia atĂ© Reino Unido e França, alĂ©m, Ă© claro, do Rio de Janeiro – onde vários atĂ© mesmo já moraram na comunidade Pereira da Silva, na casa do nosso diretor Tom Ashe – sĂŁo vitais para ajudar os nossos alunos a avançar como mĂşsicos. 


Por isso ficamos muito felizes em receber a colaboração de voluntários, sejam músicos dispostos a contribuir com as aulas ou profissionais de outras áreas que possam somar ao projeto das mais variadas maneiras.


Interessado em ajudar?

Doe Instrumentos

Um aspecto chave do nosso projeto Ă© que emprestamos instrumentos para que nossos alunos possam estudar em casa, e criando a possibilidade de que eles possam estudar e praticar no intervalo entre as aulas, o que acelera bastante o processo de aprendizado.

 

A maioria desses instrumentos chega até nós através de doações, tanto de pessoas e organizações aqui no Rio de Janeiro como de amigos e doadores em outras partes do mundo.

 

Como o nosso número de alunos está crescendo, sempre precisamos de mais instrumentos para que nossos alunos possam praticar e tocar em suas casas. Os instrumentos que mais precisamos são:

 

1. Trompetes

2. Trombones

3. Saxofones

4. Tubas

5. Pianos digitais e teclados

6. Escaletas

7.  Flauta Doces

 

Também sempre precisamos de:

 

1. Estantes de Partitura

2. Cases e acessorios para esses instrumentos

Interessado em ajudar?

Lei de Incentivo

Recentemente o nosso projeto foi selecionado para receber doações através da Lei Federal de Incentivo a Cultura, a famosa Lei Rouanet.


Isso significa que temos a oportunidade de captar recursos para custear nossas aulas em 5 escolas públicas, além de continuar nosso trabalho na Comunidade Pereira da Silva e realizar uma oficina central no Aterro do Flamengo aos fins de semana, atingindo cerca de 250 alunos. Ou seja, é uma chance muito importante pro projeto e pra que a gente siga realizando o nosso trabalho de educação musical com todas essas crianças.


Mas para isso precisamos, como sempre, da ajuda dos nossos amigos e parceiros que, com as suas doações e patrocínios, vem nos permitindo trabalhar cada vez mais e melhor.


Isso porque a Lei Rouanet permite que pessoas físicas (que declaram seu imposto pela modalidade completa) e empresas (que pagam no lucro real), ao pagar seu imposto de renda, direcionem para o Favela Brass uma parte do valor devido, e mesmo nenhum valor adicional de imposto, contribuam ainda mais com as nossas ações e possam estar do nosso lado em mais esse passo tão importante da nossa caminhada.


Pedimos que pessoas físicas e empresas que têm interesse em nos apoiar através das Leis de Incentivo entram em contato conosco diretamente, e também criamos um manual para que pessoas físicas possam entender melhor como o processo funciona:

Benfeitoria

As doações mensais são essenciais para a continuidade do nosso trabalho, porque é somente com a ajuda dos doadores fixos que conseguimos manter uma alta qualidade de ensino para nossos alunos no longo prazo. Na nossa página na Benfeitoria, você pode encontrar mais informações sobre o que significa se tornar um doador mensal e como sua doação pode ajudar a transformar a vida das crianças brasileiras através da música.

 

image1

As doações mensais viabilizam, por exemplo, aulas com as do professor de percussão Carlos “Mangueirinha” São Vicente, mestre de bateria da Escola de Samba Vila Isabel que tem contribuído com o projeto desde 2014.

Torne-se um Parceiro

Parcerias com outras bandas e programas de ensino musical são experiências que não apenas enriquecem muito o aprendizado dos nossos alunos como sempre trazem uma alegria extra pro nosso projeto. Conheça aqui alguns desses intercâmbios que a gente realizou:

Comemoramos o Carnaval de 2021 com a produção de um vĂ­deo dos nossos alunos junto aos do Doncaster Youth Jazz Association, uma escola de mĂşsica com sede no nordeste da Inglaterra, tocando a tradicional marchinha de carnaval “MamĂŁe Eu Quero”,

Durante o Carnaval de 2020, New York Brass Band da Inglaterra visitou nosso projeto pela segunda vez, doando 17 instrumentos de metal e arrecadando mais de 6 mil reais com apresentações beneficentes.  Além disso, a banda fez apresentações em cinco escolas públicas para incentivar as inscrições das crianças no projeto Favela Brass, e tocaram juntos com os nossos alunos mais avançados.

Em Novembro de 2015, o aclamado coletivo Tokyo Ska Paradise Orchestra do Japão visitou o projeto e se apresentou com as crianças no restaurante da comunidade, doou instrumentos e também ministrou uma oficina de música. O sucesso do evento foi tanto que, quando a banda voltou ao Brasil no ano seguinte, o Favela Brass foi convidado a abrir o show deles no Vivo Rio durante as Olimpíadas de 2016.

Em maio de 2015, nossos alunos se reuniram com o coral da British School do Rio de Janeiro para tocar o hino nacional britânico na festa de comemoração do aniversário da rainha, que foi organizada pelo Consulado-Geral Britânico no Rio de Janeiro. Nossos alunos já realizaram inúmeros shows ao lado das crianças da escola britânica,  em eventos de fim de ano, shows de Natal e também workshops de percussão administrados pelo nosso diretor Mangueirinha.

Interessado em ajudar?

Bindu Mathur

Bindu Mathur was born and raised in Vancouver, Canada and worked for 10 years in London as a TV producer/director, making science and history documentaries for the BBC, Discovery and Channel 4. She also made videos for international NGOs and has filmed in Asia, Africa, Europe, North America and South America. Resident in Rio de Janeiro since 2007 she is the owner of the award-winning Casa Beleza B&B in Santa Teresa, where she lives with her husband and two children. She is a long-time collaborator with Favela Brass including making films for the project. Her children also studied at the project.