Favela Brass é um programa de educação musical para crianças e adolescentes nas favelas e escolas públicas do Rio de Janeiro.

 

Os alunos aprendem instrumentos de sopro, percussão, e um repertório típico das fanfarras e blocos de rua – de sambas e marchinhas ao funk carioca e o jazz. Realizamos oficinas na comunidade Pereira da Silva em Laranjeiras e no Aterro do Flamengo, e também fazemos apresentações públicas com os alunos ao longo do ano.

 

Temos nosso próprio método musical, organizado por níveis de aprendizagem e estruturado para preparar os alunos para os testes de habilidade específicas exigidos pela maioria das faculdades públicas de música. E disponibilizamos tanto esse método quanto todos os recursos de ensino a distância que produzimos em resposta à pandemia da COVID-19,  gratuitamente no site curriculofavelabrass.org

 

Missão

Promover a inclusão cultural e transformação social através de um programa gratuito de educação musical para jovens nas favelas e escolas públicas do Rio de Janeiro.
 

Visão

Um Rio de Janeiro onde todas as crianças têm a oportunidade de aprender instrumentos de sopro e percussão, oferecendo sua contribuição na cultura musical popular da cidade. 
 

Nossa História

INÍCIO DAS ATIVIDADES (2014-2018)


As nossas atividades começaram em 2014, com oficinas de música na comunidade Pereira da Silva em Laranjeiras, na casa do fundador do projeto, o trompetista britânico Tom Ashe. Com uma equipe internacional de professores remunerados e voluntários, além do apoio das famílias e da comunidade, entre 2014 e 2018 trabalhamos com um grupo de 36 jovens das comunidades Pereira da Silva, Fogueteiro, Fallet e o Morro dos Prazeres.


Com foco na música popular Brasileira e na música de rua de Nova Orleans, criamos duas fanfarras compostas por instrumentos de sopro e percussão, que fizeram apresentações locais e acabaram recebendo destaque numa reportagem da BBC durante as Olimpíadas de 2016. Também fizemos um cortejo carnavalesco todo ano na Quarta-Feira de Cinzas, dentro da comunidade Pereira da Silva. 

FAVELA BRASS NAS ESCOLAS (2019)

 

Em 2019 realizamos o projeto “Favela Brass nas Escolas”, oferecendo aulas de iniciação musical (escaleta e percussão) em quatro escolas municipais da região no contraturno escolar, atendendo uma média de cerca de 150 crianças durante o ano. Esse programa piloto, autorizado pela Secretária Municipal de Educação do Rio de Janeiro, foi um grande sucesso e a parceria com as escolas se tornou uma estratégia permanente do projeto para aumentar nosso impacto. 

FORMALIZAÇÃO (7 de Março de 2020)

 

Com a expansão do projeto além das aulas na comunidade, vimos a necessidade de nos formalizar como uma associação sem fins lucrativos. Através do programa Pro Bono do escritório de advocacia Mattos Filho, conseguimos uma assessoria jurídica de forma gratuita,  registramos nosso primeiro estatuto social e convidamos nossos primeiros quatro sócios-diretores. Hoje nosso conselho administrativo é composto por sete sócios diretores voluntários, que se reúnem mensalmente para assegurar a boa gestão administrativa e financeira do projeto.

6B070458-1DF5-483B-A2B9-79AA1ECD2D76

ENSINO A DISTÂNCIA (2020-2021)

 

Em Março de 2020, antes de conseguirmos inscrições nas escolas, fomos obrigados a parar com as nossas actividades presenciais devido à chegada da pandemia. Mobilizamos os nossos professores e ex-professores ao redor do mundo para que oferecessem aulas particulares online para nossos alunos, e criamos um site e um canal no Youtube para apoiar e estruturar esse aprendizado a distância. Nossos esforços foram elogiados num vídeo do Google sobre pequenos negócios que adotaram novos modelos de funcionamento diante a pandemia.

 

Participamos no Carnaval de 2021 de forma digital em parceria com o projeto Doncaster Youth Jazz Association da Inglaterra. 40 alunos de cada escola fizeram parte de um vídeo produzido pelo projeto inglês, tocando juntos a marchinha de Carnaval “Mamãe eu Quero”.

 

RETOMADA DAS ATIVIDADES (2021)

 

No final de Agosto de 2021, com muita cautela e seguindo as orientações de segurança, começamos a fazer oficinas ao livre no Aterro do Flamengo aos domingos de manhã e na comunidade Pereira da Silva durante a semana. Também vivemos a nova experiência de contar com dois ex-alunos, Marcos e André, trabalhando conosco como professores-estagiários, iniciando um novo ciclo dentro do nosso projeto. 

 

Associação Musical Favela Brass é uma associação sem fins lucrativos inscrita

no CNPJ sob o nº: 37.332.605/0001-90

Bindu Mathur

Bindu Mathur was born and raised in Vancouver, Canada and worked for 10 years in London as a TV producer/director, making science and history documentaries for the BBC, Discovery and Channel 4. She also made videos for international NGOs and has filmed in Asia, Africa, Europe, North America and South America. Resident in Rio de Janeiro since 2007 she is the owner of the award-winning Casa Beleza B&B in Santa Teresa, where she lives with her husband and two children. She is a long-time collaborator with Favela Brass including making films for the project. Her children also studied at the project.